quarta-feira, outubro 25, 2006

Mas eu estou na Holanda!

Agora são férias de outono aqui e as pessoas estão viajando.
Eu e os meus pais viajamos pra Dresden, voltamos pra Nordwohlde e descemos pra Nijmegen, pra eles verem onde e como eu moro aqui.
Esqueci de fazer reserva em hotel. Muito ruim. Todos os hotéis com preço acessível estavam lotados. Não imaginava que isso pudesse acontecer na Holanda!!Ficaram num hotel caro pra carai.

Depois da longa viagem, da longa procura por hotel e do cansaço psicológico que esses dois me causam, eu me atirei ao meu mais novo brinquedo. O notebook.
Meia-noite Kaleem bate na minha porta e se desculpa por não ter conversado com os meus pais, por não ter dado atenção, é que os amigos dele tavam na porta, então não deu pra sentar e conhecê-los melhor. Opa, opa, isso é papo de namorado, não de pessoa que mora na mesma república! Ou será que no Pakistão os pais são muito mais valorizados do que na Europa? Bom, deve ser cultural...

Desço pro escritório, pra pelo menos ligar o fio de telefone no computador, já que a máquina não acha a conexão wireless. Subo às duas da madrugada e cadê a luz? Tudo apagado e morto, sem energia no terceiro andar. Então quer dizer que aqui na Holanda a força também cai...

Desço pro segundo, em que há luz, e vou no banheiro. Algum sonâmbulo mijou no chão. Puxa, dentro da minha casa...

Acendo uma vela no quarto, que está cheio de caixas, isopores, plásticos, a mochila fechada num canto e procuro pela minha cama. Eu demoro muito pra dormir se não ler antes. Demorei um tempão pra adormecer.

Às 5:00 volta a energia pra dentro de todos os fios da casa, acendendo as lâmpadas que eu esqueci de apagar no quarto. Maravilha.

Às 6:00 ouço Kaleem palestrando no telefone. Por que ele fala tão alto? Acho que tem a ver com o Ramadan, ou os fusos horários, mas eu sei que ele está falando em Urdu com algum familiar. Mas eu estou na Holanda, querendo dormir!

Às 7:00 ouço a porta do Ruben bater com gosto, ele está indo pro trabalho, cheio de energia, depois de uma boa noite de sono. Será que em Barcelona todo mundo acorda tão elétrico?

Às 8:00 o meu despertador toca, me lembrando que eu tinha concordado em ir ao Bijbelsmuseum com os meus pais de manhã. Igreja de novo? Mas eu estou em casa, na minha cama!!!

Às 11:00 fico parada, extasiada, na frente dos quatro camelos que há no museu a céu aberto. Eles movem o pescoço como uma cobra que tem a cabeça pesada demais. Onde é mesmo que eu estou? Jerusalém?

Nenhum comentário: