segunda-feira, outubro 23, 2006

Entramos


Claro que entramos na Frauenkirche.
Os meus pais tinham se colocado na fila quando subi na torre e quando eu desci, a fila começou a andar. A fila era muito grande e cheia de turistas.

Veja bem. A Frauenkirche foi construída muito tempo atrás pelo povo. Sim,

não foi um rei que mandou erguer uma igreja, porque o rei que era o sobreano na época da construção dessa igreja era católico e a igreja em questão é luterana. Foram feitas campanhas e coletas e durante muito tempo se juntou dinheiro pra construir a Frauenkirche.

Isso eu já acho comovente. Aí vieram as Guerras Mundiais e Dresden foi a cidade mais bombardeada da Europa. As pedras da Frauenkirche eram arenosas (me faltam as palavras: Sandstein, sendo que Sand é areia e Stein é pedra.) e não suportaram as bombas e a igreja toda desmoronou.

Na época da reconstrução de todas as cidades alemãs, depois da Guerra, foram feitas campanhas de arrecadação de fundos pra que a Frauenkirche fosse reerguida. As pedras escuras da fachada são as originais, as mais claras são novas. Assumiram o estilo barroco que decorava a igreja, tal qual tinha sido antes. Eu acho essa imitação de mármore desenhada sobre as pedras arenosas um desastre estético, as cores em tom pastel uma afronta e todo esse ouro no altar um escândalo numa igreja luterana. Todos essses estímulos visuais enauseantes vieram a se misturar ao som do órgão. Nossa Senhora, meu inferno é isso. Órgão e essa decoração. Isso sim é castigo pra toda eternidade!!!!

Mas a meditação que a pastora fez e as explicações do guia que subiu no púlpito enquanto permanecíamos sentados foram esclarecedoras.

Deu pra entender por que ainda estão vindo milhares de turistas, mesmo um ano depois da sua reinauguração. Há muita história dentro dessa igreja.

2 comentários:

Carlos Teixeira disse...

Sandstein = arenito

iglou disse...

Obrigada, Carlos!
Sempre achei que arenito fosse uma coisa mais sólida que Sandstein, mas acho que aí eu tô fazendo uma analogia indevida com graNITO...