terça-feira, outubro 31, 2006

ICE pra Frankfurt

Há trens internacionais que fazem a linha Amsterdam - Frankfurt a cada duas horas. Eu peguei o que passa em Arnhem às 18:14. Fiquei intrigada por que a moça não me vendeu a passagem pra que eu pudesse pegar o trem no horário anterior. Teria dado tempo.

O trem chegou 10 minutos atrasado e não havia assentos vagos. Sentei no corredor, no chão mesmo. Era difícil ler nessas condições, porque sempre tinha gente passando. Gente que não tinha desistido de achar um lugar pra sentar numa poltrona, gente passando com malas grandes e pesadas, o funcionário do vagão bistrô empurrando o carrinho de bebidas, gente de toda sorte e com todo tipo de peso pendurado em si.
Apesar das adversidades, terminei de ler mais um livro.

Se os controladores de passagens não tivessem carimbado as nossas passagens, poderíamos tê-las usado de novo. Mas a equipe de controladores alemães assumiu o seu posto depois de Köln e cumpriu o seu dever. Os passageiros deram vazão ao seu mau-humor, mostraram que tinham comprado tickets na primeira classe e agora tinham que se contentar em ficar em pé. Sinto muito, não posso fazer nada. O senhor deu azar.

Um dos que estavam em pé precisava de um ouvinte. Achou um par de olhos simpáticos e calmos e se pôs a falar mal do sistema de trens alemães. O seu ouvinte era um ex-funcionário do sistema ferroviário holandês. Aqui, na Holanda, as coisas são mais punk-rock que na Alemanha, segundo aprendi.

Foi nesse clima de descontentamento que se falou dos motivos do atraso que já era de 30 minutos. O trem antes do nosso tinha pegado fogo na estação.
A moça ao lado do senhor dos olhos tranqüilos explicou que ela estava na estação e ouviu a mensagem que foi transmitida através dos alto-falantes: senhores passageiros, por favor não entrem no trem estacionado na plataforma 5, ele está pegando fogo.

Com 45 minutos de atraso acumulados, cheguei em Frankfurt. Comprei passagem pra Darmstadt, e o trem saiu com 10 minutos de atraso, porque era necessário dar tempo aos perdidos para que achassem seus respectivos trens. Pensei no prestígio que um ICE tem. Será que se fosse um trem regional, os outros trens esperariam?

Nenhum comentário: