quinta-feira, abril 19, 2007

Sem laptop

Óh, céus!
Meu laptop morreu. Assim, do nada. Não fui eu quem morreu ele. Ele se morreu-se a si mesmo, sozinho e por conta própria. Eu não tenho nada a ver com isso.

Terça de noite, voltando da escalada, quis ligar o computador, mas ele não quis fazer a sua parte. O botão POWER brilhava, mas a tela continuava preta. Fui dormir, achando que no dia seguinte ele ia mudar de idéia e funcionar direitinho.

Na manhã seguinte a história se repete. Aperto o botão e nada acontece.
Tá na garantia, achei o cupom fiscal, tem até o telefone da loja em que eu comprei o computador e ligo lá. A loja é em Syke, perto de Bremen, Alemanha. Traz aqui, que a gente vê o que faz. Moço, não é tão simples assim. Eu não estou na mesma cidade que você, nem mesmo no mesmo país. Eu teria que pegar alguns trens e viajar algumas horas e possivelmente você não vai consertar o meu computador num dia só.
Liguei pra minha mãe, avisando que era possível que eu aparecesse por lá em breve.
Fui pra universidade, trabalhar um pouco, ainda bem que tem computador na Uni, e que o que eu tinha que fazer era baseado num arquivo que o meu orientador mandou de volta, com comentários. Ainda bem que eu não preciso de nenhum dos dados que estão presos e inatingíveis, no meu laptop da tela preta. E no computador da universidade dava pra ver horários e preços de trem.
Voltei pra casa no começo da tarde, na verdade pra almoçar, mas acabei ligando na loja de computadores em Syke antes de pensar em comida. Um outro moço atendeu, e ele disse que nem poderia abrir o laptop, porque ele não pode violar o selo de garantia. O que ele pode fazer é mandar o computador pra Wortman AG, a empresa que faz os computadores da marca Terra. Grande coisa, e o que eu ganho com isso? Eu não precisaria me preocupar com os custos do envio, porque a loja assumiria isso por mim. Tá, mas eu ainda teria que pagar as passagens de trem de ida e volta, e possivelmente outra ida e volta, pra buscar o computador consertado ou novo. E os meu dados? As fotos, os arquivos de texto, a minha pesquisa, as minhas músicas... Se me derem um laptop novo, eu perco tudo o que eu coloquei no computador nesse meio ano? Eh, provavelmente vão consertar o teu computador.
Pedi um telefone da Wortman AG. O que eu precisava fazer era colocar o computador numa caixa, com a nota fiscal e a descrição do defeito, mais o meu endereço e telefone e mandar tudo pelo correio pra Alemanha. Eu pago o envio, eles assumem os custos do retorno. Mas moço, vai consertar ou me dar um novo? Os meus dados são muito importantes pra mim. Ah, a gente vai ver o que dá pra fazer, mas a gente sempre tenta consertar primeiro.
Fui no correio e postei o meu laptop. Mandei registrado, claro, mas putz... é o meu computador sendo transportado pelos Correios Holandeses. O pacote de Natal que eu mandei pra Oca não chegou nunca...
Às 4 da tarde eu lembrei de almoçar.

Conversando com as pessoas sobre a morte do meu computador, vieram algumas sugestões do que eu poderia fazer agora, sem ele:
  • viajar. Tira férias, boba!
  • ler. Hora de encarar uma biblioteca básica de manhã e de tarde.
  • cozinhar pros meninos lá de casa. Já que cê tá sem fazer nada, podia aproveitar...
Bom, comprei bastante histórias em quadrinhos e vou aceitar a sugestão de ler.
Hahaha!

Nenhum comentário: