segunda-feira, abril 30, 2007

Koninginnedag

30 de abril foi o aniversário da rainha dos Países Baixos. Como ela também é rainha de Oranje, todo mundo se vestia de coisas cor de laranja nesse dia. Como era muita gente comemorando o aniversário da rainha, virou feriado nacional. (Tá, pode ser que a rainha tenha decretado que o aniversário dela é feriado nacional. Eu seria capaz de uma coisa dessas.) Enfim, a rainha comemorou tantos aniversários com festa nacional e todo o país vestido de laranja, que chegou o dia em que ela festejou o último dia que marca o seu nascimento - e morreu. A rainha que assumiu o trono em seu lugar, Beatrix, não faz aniversário no dia 30 de abril, mas manteve a ocasião e o feriado pra deixar que o país se vista de laranja e se embebede até perder a consciência. Amsterdam é a cidade que mais furiosamente festeja o dia da rainha, Koninginnedag. Mas isso não importa. Importa que a rainha com toda a corte sai de Den Haag nesse dia e visita uma cidadezinha e um vilarejo. O nome do vilarejo visitado hoje eu não sei, mas sei que ela foi a Hertogenbos, que a galera chama de Den Bos.
Eu fiquei em Nijmegen mesmo, imaginando que todos os trens pra qualquer canto do país devem estar lotados nesse feriadão.
Todos os parques da cidade estavam cheios de gente. No Hunnerpark teve um festival de música. Todo mundo foi, eu fui também. Nola, de vermelho, olhando pra mim. Mathieu e Kaleem conversando com Alexis e Boti no fundo.
Nola, in red, looking at me. Mathieu and Kaleem talking to Alexis and Boti in the back.
Mathieu, Tanguy e Boti acompanhando o show.
Mathieu, Tanguy and Boti watching the concert.

Nenhum comentário: