sábado, abril 07, 2007

A gente envelhece

e sente uma saudade danada da infância e quer voltar a fazer as coisas legais daquela época feliz. Eu pedi pra que, no meu aniversário, a gente pintasse ovos de páscoa. Eu tinha trazido 8 cascas de ovo de Nijmegen, que eu tinha soprado dias antes. No trem da vinda pra cá, por descuido, sentei em cima da caixa de ovos. Ai, ai, ai! Sentei em cima dos meus ovos e eles quebraram!!! exclamei em tom choroso, em alemão. Olhares intrigados pra cima de mim. Mas logo viram a caixa de ovos na minha mão e deram risada. Philip me buscou de carro na estação, depois buscamos a Julia, que sentou em cima da caixa de ovos, assim que entrou no carro. Sobraram dois.
Minha mãe não tinha soprado muitos ovos, mas ela tinha uma caixa com 10 ovos, que nós sopramos pra dentro de uma vasilha, pra depois comer omelete na janta.
Tudo bem. Soprar ovo. Que catzo é isso. Simples! Faz-se um furo na parte de baixo do ovo. O furo deve ser do tamanho do seu dedo mindinho. Faz-se um outro furo na parte de cima do ovo. Bem pequeno. Deve-se colar a boca nesse furinho e soprar, pra que a clara e a gema saiam pelo buraco maior. Pronto. Agora é só lavar o ovo, enfiar no mindinho e pintar o ovo. Depois de seco, ele é enchido de confetti ou MMs, ou qualquer outra coisa que o valha, e o buraco é tampado com papel de brigadeiro e cola.
Essa é a tradição de Páscoa da minha infância.

Nenhum comentário: