segunda-feira, abril 23, 2007

Hoge Veluwe

Arnhem, que é a cidade grande aqui do lado, a 20km de Nijmegen, dá entrada pro maior parque natural da Holanda. Além de uma vasta área muito verde, o parque abriga um museu com a maior coleção particular de Van Goghs, uma casa de caça e vários pontos de observação de animais de caça.
O parque é muito grande. As três entradas do parque (Otterlo, Arnhem e Hoenderloo) são perto de cidades diferentes. Não pense no Ibirapura. Pense numa área 20 vezes maior que o Ibirapura. Não dá pra uma família com criança pequena atravessar o parque de uma vez, num só dia - a pé. Por isso as bicicletas. São 1.700 bikes brancas no parque. Elas ficam em bicicletários e são gratuitas. Os bicicletários ficam nas 3 entradas e nos 3 pontos de concentração natural de turistas: o museu, o centro do parque com restaurantes e banheiros e a casa de caça. No meio do caminho, largadas, encontrei 2, durante todo o dia. Isso significa que o pessoal respeita e curte a idéia de ter as bikes brancas à disposição.
Kröller-Möller é o nome do museu particular que tem o maior número de obras de Van Gogh fora do Van Gogh Museum em Amsterdam. Claro que tinha mais baixinhos idosos de olhos puxados no museu do que quadros. Hm... nesse museu só tinha os quadros e a plaqueta indicando as referências de sempre: nome do artista, nome da obra, material, ano. Não havia nenhuma explicação sobre qualquer coisa, seja a obra, seja o artista, seja a época ou alguma estória relevante. Acho que foi a falta de texto que me decepcionou neste museu...
Logo atrás do museu tem um jardim de esculturas. Este jardim tem um horário de funcionamento limitado, é grande e curioso. Imagina quantos specs não foram usados pra montar essa barraca... Tá, acho que eu estou pensando na funcionalidade de uma obra de arte...
A casa de caça. St. Hubertus Jagdhuis. Tem visitas guiadas a cada meia hora, entre 11:00 e 13:00. Fora desses horários, a casa fica fechada. Logo abaixo há um lago com patinhos, muita gente deitada na grama e crianças fazendo cambalhotas.

Nenhum comentário: