domingo, abril 08, 2007

Páscoa sem igreja

Que eu me lembre, esta é a primeira festividade cristã em que eu não vou à igreja.
Todo Natal eu sempre passei com a família, e quando a família vai à igreja, eu vou junto. Vou junto porque eu sou do tipo que acompanha, fica do lado. As Páscoas eu não passei todas com a família, mas eu ia na Olga, que ia na igreja.
Eu ia na igreja porque era costume, porque eu sou filha de pastor, porque depois tem festa, e na festa tem pessoas. Pra mim, igreja são as pessoas.

Em São Paulo, as pessoas da igreja são meio que parte da família. Passei muito tempo por lá... Aqui, as pessoas da igreja são parte da família para os meus pais, mas não pra mim. Entendo que pros meus pais seja difícil quando os dois filhos do pastor não aparecem nos cultos de Páscoa. Nem na Sexta-feira da Paixão, nem no Domingo de Páscoa. Mas pra Philip e pra mim a ida à igreja já não faz sentido. Não somos obrigados a ir, e Philip não vai porque se convenceu de que não acredita em Deus ou nos rituais que são feitos em seu nome. Eu não vou porque não me identifico com as pessoas dessa igreja, não quero acreditar em Deus e não preciso dos rituais.

Dessa vez o meu aniversário entrou no meio, dessa vez estávamos todos juntos de novo, dessa vez Philip e eu não nos sentimos compelidos a acompanhar os nossos pais, dessa vez marcamos nossas diferenças.

Nenhum comentário: