sexta-feira, março 30, 2007

Melhor lugar do mundo

Quando não chove, Nijmegen é o melhor lugar do mundo. Pelo menos pra mim. Talvez eu não queira me enraizar aqui, pagar impostos, seguir regras, falar holandês. Mas estar aqui de passagem por um ano, é muito bom.

Agora a primavera se manifesta como vida desabrochando. Um novo começo de vida pulsando. Não são só as folhas verde-claro que brotam de galhos de árvores e arbustos. São os botões das cerejeiras que vão abrir logo, logo. É o cheiro rosa-clarinho no ar, são os passarinhos fazendo festa o dia todo, são as ovelhinas, os potros e as vaquinhas no pasto, ao lado de suas grandes mães gordas e ruminantes. São as crianças pintando a calçada da Postweg, são as janelas abertas, as pessoas de regata e os ciclistas descalços. Caminhar pela floresta ao pôr do sol é como andar num livro ilustrado de contos de fada. A primavera daqui me leva de volta à infância. Maravilha!

Me sinto segura aqui, não preciso me armar de cara de brava e caminhar a passos largos. Cumprimento as pessoas nos caminhos mais afastados, sou cumprimentada pelos homens que encaro na rua. O meu círculo de amizades está se expandindo, tenho planos de viajar pela Holanda com outras pessoas - não sozinha! Maravilha!

A pesquisa vai bem, apesar de eu achar que não existem muitas pessoas no mundo fazendo a mesma coisa que eu. Talvez não existam mesmo. O orientador tá feliz com o meu progresso. Não é bem de progresso que se trata, mas sim de uma sintonização: consegui escrever o que ele queria ler. Maravilha!

Nenhum comentário: