terça-feira, março 06, 2007

Eclipse lunar

Na noite de 3 de março aconteceu um eclipse lunar total. A sombra da Terra encobriu a lua completamente por 1 hora e 14 minutos, conforme me informa a Wikipédia, salve Wikipédia!!!

Régis, o japonês, Dora e eu acabávamos de sair de um restaurante chinês, em que tínhamos comido muitas frituras e cogumelos (porque essas eram as poucas coisas que não estavam estupidamente apimentadas) e reparei na escuridão da lua. Todo mundo achou que eu tinha comido cogumelos demais, que a lua era assim mesmo, que eu tava viajando.

Na noite seguinte a lua tava inteirona, grandona, ou seja, aquilo tinha sido um eclipse, sim. Hoje olhei no calendário dos eclipses e confirmei bem confirmado que eu não estava sob efeito dos cogumelos.

O próximo eclipse lunar será dia 28 de agosto deste ano, mas ele não será visível na Europa. Só na Ásia, Austrália, Pacífico e Américas.
O próximo eclipse solar vai demorar: 22 de julho de 2009, com 6 minutos de duração...

Nenhum comentário: