sábado, março 10, 2007

Caminhando cada vez mais longe

Voltei ao ritmo de um dia de pedal e outro de caminhada. O sol é o meu melhor combustível, e agora que ele voltou a alegrar a minha vida, volto aos hábitos saudáveis. Hoje resolvi refazer todos os caminhos de sempre: floresta na Groesbeekseweg, travessa o Sophiaweg, entra na floresta de Heilig Landstichtig, chega em Berg en Dal, pela a Naturroute e chega em Beek, divisa com a Alemanha. Em vez de voltar tudo, resolvi caminhar os 6km de Beek a Nijmegen. Eu tinha duas alternativas: ou seguindo a estrada, pela ciclovia (não há calçada para pedestres ali, provavelmente devido à escassez de pedestres), ou seguindo por dentro de Beek. O barulho dos carros na estrada me desmotivou a escolher a primeira opção. Quem diria, que os carros são barulhentos assim... pois são.

Bah, Beek tem cheiro de pinheiros e musgo molhado, tem galinhas passeando atrás de um galo na rua, tem gente consertando cerca, replantando flores, tem criança brincando na entrada da floresta, tem gente sentada nos cafés e restaurantes, curtindo o sol de olhos fechados. As casas têm nome, como em Campos do Jordão, os jardins são bonitinhos como em Gramado. Mas quase não tem calçada. Tudo bem, porque o maior movimento era de ciclistas em suas speeds, capacetes e roupas coloridas, fazendo cara de seriedade aguda. Sábado de sol, é assim mesmo.

A placa indicava à direita pra Nijmegen e reto pra Ubbergen. Essa indicação é pros carros, e se eu seguir a placa, vou parar ao lado dos carros barulhentos na estrada. Sigo para Ubbergen. Uau, valeu muito a pena, porque passei ao lado de uma construção que poderia ser uma catedral ou um palacete, mas que carrega o nome de De Refter. Não tá com cara e bandex, mas tá valendo. E de Ubbergen pra Nijmegen é dois palito.

Cheguei em casa e verifiquei no mapa que tem floresta conectando tudo, ou seja, a próxima caminhada pode ser só em terra e lama, não precisa ser em asfalto.

Nenhum comentário: