terça-feira, março 06, 2007

As casas tortinhas

O centro histórico apresenta suas casas inclinadas. Quando são inclinadas para um dos lados, então é porque entrou oxigênio nos pilares de madeira que sustentam as casas, iniciou-se o processo de putrefação e a casa toda começou a ceder. Pra que a casa não caia no canal, tem o vizinho que sustenta a casa inclinada.
O nosso guia recitou um ditado popular que reza: "Deus criou o mundo, os holandeses criaram a Holanda". Sim. É preciso lembrar que estamos nos Países Baixos, abaixo do nível do mar, e que a maior conquista dos holandeses foi contra o mar, e que muita coisa acima da água está sobre pilares, ou seja, em ilhas artificiais.
Mas quando a inclinação é frontal, então esse desarranjo é proposital. O nosso guia mencionou dois motivos, um que envolvia ratos, estocagem de mantimentos e a inclinação, mas confesso que eu tava com a minha atenção voltada para outros lados. O outro motivo eu compreendi bem: se o cabra vai fazer mudança, ele não vai carregar uma geladeira nas costas e subir 3 andares pelas escadas. Isso pode ser fatal. Pra fazer a mudança, há ganchos no topo das casas. Nesses ganchos é presa uma roldana, pela qual passa uma corda que amarra a geladeira que é puxada para cima. Pra que ela entre na casa sem muitos arranhões, as janelas são grandes o suficiente. Pra que a geladeira não fique se esfregando em toda a parede externa da casa, a parede é inclinada um pouquinho pra frente. Genial!
Às vezes a gente não sabe ao certo o que está torto, se é a fachada, se é o prédio todo, ou se é o chão que a gente pisa.
Nessa foto eu também diria que alguma coisa não está alinhada, mas eu não saberia dizer se é a torre ou se são as casas que estão levemente inclinadas.

Nenhum comentário: