segunda-feira, março 19, 2007

Cenas urbanas de Amsterdam

Faltam poucos museus em Amsterdam pra eu poder dizer que eu já vi todos que me interessam. Christian preferiu não entrar em nenhum museu, então participamos (eu de novo) do free walking tour. Achei legal ser reconhecida pelos guias Pablo e Donald, que ficaram felizes em me ver trazendo mais um novo participante. No meio do tour, presenciamos uma cena de mudança em Amsterdam. Depois do tour, fomos ao Jordaan, um bairro comum de gente normal e poucos turistas. Tinha 3 tipos de feira lá: feira de rolo (vende-se de tudo, até cacarecos, tipo dobradiças enferrujadas de porta), feira de roupa, coisinhas domésticas e comidas quentes e feira de verduras e frutas, onde comprei um suco de um polaco que falava muito e quis me vender suco de tomate com beterraba e cenoura, porque era o preferido dele. As tulipas tavam no Jordaan, tomando sol.
Na praça chamada Leidseplein, sempre tem apresentações mais complexas que as estátuas (homens maquiados e vestidos de gorila, homem-água, O Máscara e por aí vai) que ficam na praça do Palácio. Quando fui com a Dora, por exemplo, tinha um moço equilibrando a bicicleta dele no queixo, enquanto fazia malabares com 3 tochas acesas. Esqueci de filmar, de tão impressionada que fiquei. Dessa vez tinha esse moço dançando com uma bola de futebol. Muito habilidoso! Além de fazer embaixadinhas, ele brincava com o público.
Saindo do templo budista, vi o contraste entre frente e fundo, oriental e ocidental, zen e mercantil. O que eu vi do templo não é tão grandes coisas, porque turista não tem acesso a tudo, claro.
A amarelinha mais difícil de completar que eu já vi na vida! Pedi ao Christian que se colocasse ao lado dela, pra não parecer que ela estava desenhada no chão. Estamos muito perto do zoológico, mas fora do eixo por onde transitam as hordas de turistas. E turista também não vai ao zoo, pagar 17,50 pela entrada, pra ver os mesmos animais enjaulados de sempre.

Nenhum comentário: