terça-feira, janeiro 02, 2007

A volta


Mario e eu fomos até a sinagoga e o Pergamon Museum, nos encontramos com a galera, comemos todos a mesma coisa naquele mesmo restaurante de sempre e um sentimento de urgência me assaltou. Um aperto, uma preocupação com o horário, uma pressa irracional. Eram 4 da tarde, eu precisava estar no Bahnhof Zoo em 1 hora e 35 minutos, não era longe, mas eu tinha uma desconfiança de que andar em grupo até o albergue, pra pegar a mochila, não seria jogo rápido.
Tava chovendo, resolvemos ir de metrô. Obras no trecho. Só deu pra andar uma estação, depois era preciso mudar de trem. A voz nos alto-falantes instruía pra pegarmos o trem na plataforma oposta, no Potsdammer Platz. Entramos no trem seguinte e simplesmente voltamos uma estação. Grande coisa. Atravessamos a plataforma de novo e voltamos a descer no Potsdammer Platz. E agora? Seguimos o fluxo e de repente a gente tava na rua. Maravilha. Não é o trem da plataforma oposta, nem no fim do corredor, que está a solução pro nosso problema. Estávamos na rua. O grupo lembrava da noite anterior, que eles tinham entrado na estação Potsdammer Platz por outra entrada. Caminhamos por cima da terra, entramos na estação e reconhecemos a plataforma do Potsdammer Platz. Caraca!!! Simplesmente demos a volta na quadra e entramos na mesma estação. Mas então qual é o segredo pra continuar seguindo pra frente, se os trens ou páram aqui, ou então voltam em direção a Pankow? Percebemos que os mesmos trilhos do trem que volta eram usados pelo trem que vai. E só precebemos isso, porque vimos o trem pra Ruhrleben saindo. Devagarzinho, rindo da nossa cara.
Depois de esperar 8 minutos e de andar aquela uma estação pra frente, era preciso mudar de linha e andar mais duas estações. De repente eram 17:00 e eu ainda não tinha pegado a minha mochila. Alessandra me emprestou o celular dela, eu liguei pro Rolf do Mercedez amarelo, avisando que eu chegaria 5 minutos atrasasda, mas que faria de tudo pra chegar na hora.
E eu fiz. Saí correndo da estação, peguei a mochila no albergue, corri de volta pra estação, rezei enquanto esperava os 8 minutos entre um trem e outro, agradeci aos céus quando notei que eu podia ficar sentada naquele trem até o Bahnhof Zoo, que não era preciso fazer outra baldeação e esperar os 8 minutos de praxe e cheguei pontualmente às 17:45, o horário combinado, no local combinado. Tava cheio de gente.
Reparei que táxi na Alemanha é Mercedez amarelo.

Nenhum comentário: