quinta-feira, janeiro 25, 2007

Habitación

Esteves conseguiu, em menos de 24 horas, um quarto sem janela
no centrão de Barcelona. Carrer El Robador. Deixou a casa ocupa, toda colorida por fora e escura por dentro, lá longe, em Selva del Mar; e passou a ocupar um quarto num apertamento perto das Ramblas. Quando eu cheguei, ele tinha entrado na casa fazia dois dias e ainda não estava muito confidente em relação ao caminho até lá. Cadê a minha casa, pô!
O bairro é central, mas bah, tem toda cara de centrão. Na rua, as prostitutas, que ele chama de "primas". Em volta delas, esperando
sabe-se lá o quê, os "mano". E todos os jovens se chamam de "tio" e "tia". A Sagrada Família é aqui, não?

As ruas no centrão são corredores. Nem sempre passa carro, mas motos e bikes cruzam a cidade toda. O trânsito, aliás, é como em Sampa: as curvas nas esquinas são super abertas, de modo que os carros não precisam reduzir muito a velocidade. Pedestre anda sempre mais que todos, e é sempre pressionado por motorizados que avançam o sinal vermelho.

Nos corredores há cores. As roupas são estendidas assim, na rua, enfeitando a metrópole com roupas íntimas. Os lençóis por cima da roupa estendida são pra não cultivar o rancor contra pombos. Nas ruas, marroquinos, paquitaneses, africanos, asiáticos, turistas europeus e muitos brasileiros.

Nenhum comentário: