sexta-feira, dezembro 08, 2006

Certeza das coisas

Eu sou uma pessoa que convive muito mal com as incertezas. Provavelmente isso acontece com todo mundo. Não preciso de certezas do tipo "será que eu vou acordar amanhã?" ou "será que eu quero continuar estudando as coisas que eu estudo?" ou ainda "será que eu vou conseguir juntar as coisas que eu estudo atomicamente, em separado, e depois vou ser capaz de apresentar uma conclusão geral e holística?" Essas coisas são ou pontos de partida (eu vou continuar existindo amanhã depois de dormir hoje de noite) ou vão se resolvendo conforme a vida vai andando.
As certezas que eu preciso pra viver são bem mais esquemáticas e metódicas. Eu preciso, por exemplo, saber o que eu vou fazer durante o dia antes de sair da cama de manhã. Nem que sejam coisas tipo lavar a roupa, eu preciso de uma tarefa pra cumprir. Além do mais, eu preciso saber das datas dos eventos importantes, pra organizar os outros eventos em volta desse maior.

Uma vez eu tava no Iel, toda jururu, cara de triste e desiludida mesmo, suspirando e olhando fixamente pro chão. Miguel, funcionário do Iel, sentou do meu lado e perguntou se eu tava bem. Mais ou menos. Mais pra menos que pra mais. Pra falar a verdade, eu tô sem saber pra onde vai a minha vida. Vixe!! Que foi que aconteceu? Expliquei que eu tava tendo dificuldade pra comprar a minha passagem pra Holanda, porque eu precisava de uma carta do meu orientador, mas ele tava viajando, e o meu prazo da reserva da passagem ia estourar e aí eu teria que fazer outra reserva e os vôos tavam todos lotados e era possível que a partida programada pra setembro fosse postergada pra outubro ou novembro. Miguel engoliu uma risada. Esses são os seus problemas?!?

Pois é. Toda vez que as pessoas perguntavam por quanto tempo eu ia ficar na Holanda, eu contava a história maluca da KLM que me vendeu uma passagem de estudante com validade de um ano, contando a partir da data da compra da passagem, não do embarque. E que na passagem válida por 11 meses, então, a minha data de retorno ao Brasil tava em 20 de maio, e eu teria que mudar essa data e pagar uma multa de 100 dólares.

Antes de ir pra Amsterdam, passei em Schiphol, o aeroporto, pra conversar com alguém da KLM sobre as certezas que eu precisava ter. A multa foi de 52 euros e a volta foi marcada pro dia 14 de setembro. Uaaaaau! Que bom, vou poder ficar um ano mesmo e não vou ter que explicar nada imprevisto pra Alban, a bolsa de estudos, e vou estar aqui em Agosto, mês em que as estrelas cadentes são visíveis. Maravilha.

Confirmei se são realmente 32kg em cada uma das duas malas. Não, você pode levar 23kg em cada mala. Mas eu vim com permissão pra 32kg! Não, isso não é possível, porque mudaram as regras em setembro do ano passado, e agora só a Business Class pode transportar 32kg em cada peça. Moça, eu vim faz 2 meses e meio, com permissão pra 32kg e com 3 garrafas de pinga na bagagem de mão e ninguém reclamou. Então cê teve sorte.
Eu não, meus pais.

Um comentário:

Anônimo disse...

maravilha!!! E além das estrelas cadentes vai dar para curtir o verao em algum lugar da Europa! quanto aos kilos de bagagem, fique tranquila: na volta nao tem cachaca para levar, nem roupa de frio...