quinta-feira, maio 24, 2007

Grenoble - caminhando com Larissa

Aliou me ligou quatro vezes, e eu me acostumei a ignorar o telefone tocando. A galera ficou tirando sarro de mim, dizendo que o Aliou devia de ser muito feio, porque até os homens já tavam querendo o telefone do Aliou. Ele busca na estação, dá banho, dá sorvete e você não vai atender esse telefone! Deve ser muito feio mesmo!!!
De tanto não atender o telefone, ignorei a Larissa ligando pra mim, querendo me dizer a hora que chegaria em Grenoble.
Ela ligou às 8 e pouco da manhã, quando eu tinha acabado de sair do banho no chuveiro coletivo do meu andar do alojamento. Então, cheguei em Grenoble,tô na estação. Caraca, que mulher rápida! Pedi que ela fosse pra universidade, vesti sapatos e fui pra universidade com 2 trams. Eu não tinha tomado café da manhã, mas Larissa, pessoa previnida, tinha trazido um lanchinho que virou o nosso almoço, junto com as frutas que compramos na feira e lavamos na fonte.
De uma das pontes sobre o Isere, vemos outra ponte sobre o rio. A cidade é bem agradável, tem pessoas simpáticas e mistura bem coisas de cidade grande (bom sistema de transporte público, fontes de água potável em todo canto, é limpa e oferece opções de estadia e alimentação pra quem não é de lá) e de cidade pequena (tem áreas verdes, parques muito bem visitados, é tranqüila e eu dei bonjour prum montão de gente).
Ponte mais antigona que liga a cidade à Bastille, um antigo forte no alto da montanha. Subimos até La Bastille, parando de vez em quando pra recuperar o fôlego. Uma das flores no meio do caminho, pra alegrar a minha vida.

Esta é a parte oeste de Grenoble, vista de cima. O Isere é o ponto mais baixo do vale, a Bastille fica a 489 m do nível do mar.
A mesma montanha da foto anterior, com flores na frente.
Grenoble vista de cima. Dá pra ver que o centro se destaca do resto, com seus telhados avermelhados, ruas confusas e alta concentração de casas. Uma das duas principais vias de acesso à cidade está no alto, à direita, na foto.

Caminhando pela muralha do forte até o posto de observação.
Posto de observação com aquela mesma montanha de antes.
O teleférico que liga Grenoble (depois do rio) com a Bastille. Não sei o preço, mas não tinha muita gente. A depender do número de turistas, eles botam 3, 4 ou 5 bolas no teleférico.
Este é um dos postes de orientação. Seguimos a placa que indicava o caminho a "Porte de France", porque pareceu uma coisa grandiosa. Era a saída do parque.

Árvore que sobrevive em cima de um túnel e não deve ter raízes muito profundas...

E vive la France!

2 comentários:

Unknown disse...

Nothing has changed ....

iglou disse...

C´est la vie...