segunda-feira, maio 28, 2007

Den Haag

Eu tava preparada pra ir pra universidade na segundona e retomar a vida acadêmica, mas olhei no calendário e constatei que era feriado. Pentecostes. Decidi que tava na hora de explorar um pouco mais esse país em que moro faz tanto tempo. Praia nos Países Baixos, pela primeira vez. Acho que preciso explicar algumas coisas. Está chovendo lá fora, eu estou atrás de uma parede de vidro, por isso o reflexo no meio da foto. As coisas azuis e amarelas na areia são cadeiras de praia empacotadas em plásticos. É cobrado aluguel dessas cadeiras de no mínimo 3 euros. Nada é de grátis nesse país, nem banheiro público! Ainda na areia, pouco antes da água, uma linha de lixeiras pra decorar a paisagem. E dizem que essa é a praia mais popular da Holanda: Scheveningen.
Um cassino sobre pilares acima do mar. Estou no longo corredor que leva até ele. É um camelódromo, com souvenirs, gifts e memories... eu não quero comprar nenhuma memória!
Do outro lado do cassino, uma torre de onde a galera salta de bungy jump.
Ó lá o cassino e a torre de bungy jump no fundo:A mais alta concentração de surfistas suicidas que eu já vi. Eles estão num lugar em que é muito raso, tipo com água batendo na cintura. Por que as ondas são muito mixurucas. Imagino que a disputa pelas ondas seja feroz. De fato, vi pouco surfista com os dois pés na prancha... Tudo prego!
Heheh, surfistas branquelos. Reparei que um terço da população dos que esperavam por uma onda mais alta era composto de mulheres, veja só!Subi no cais. As pedras que o margeiam não são naturais, mas artificiais. Mas isso não tem nada a ver com a coisa dos holandeses ganharem terra na batalha contra o mar. O que aconteceu foi que fecharam áreas com diques e depois secaram a água represada, com a ajuda de moinhos. Foi assim que ganharam áreas de terra.

Tava chovendo. Caminhar no parque debaixo de chuva foi uma experiência olfativa muito agradável. Os perfumes de pinho, flor e terra molhada ficam mais frescos.

Nenhum comentário: