domingo, fevereiro 25, 2007

Sem luz

Pedalar de noite sem luz na Holanda dá multa, se o guarda te pegar. A multa é de 25 euros. Nico já tomou uma multa e teve que pagar 50 euros. Imagino então que cada 25 euros são referentes a uma luz: a da frente e a de trás.
Super bom saber dessas coisas. Aí a gente evita constrangimentos e sai de casa com as luzes à mão. Ontem eu resolvi pedalar apesar da chuva. De noite, porque o meu dia tinha sido curto e pouco produtivo. É, pois é.
Pequena Lou sai de noite, debaixo de chuva, de calça apertada, sapatilha e jaco laranja pra pedalar por uma hora. Chegando em Groesbeek, a 5 km daqui, a luz da frente chiu.... cabô. Já era. Bom, as ruas são iluminadas e eu tô na ciclovia. Será que a luzinha de trás também morreu? SIM!
Atravesso Groesbeek e pego a estrada. Não tem mais ciclovia. Tem placas pros motoristas cuidarem dos ciclistas (fietsers), mas putz, sem a luzinha de trás é difícil motorista me ver. A rua é estreita. Percebo que eles me vêem, sim, mas passam dando farol alto. Especialmente os que vêm na direção contrária. Estes vêm vindo com farol alto, percebem que há algo difuso ali, abaixam o farol, opa! se ligam que é ciclista sem farol e só de raiva dão farol alto na ciclista que precisa continuar vendo o asfalto.
Chego na divisa com a Alemanha, preciso cruzar a rua e entrar na ciclovia. Um carro entrando na Holanda cruza devagar, mas não pára. Eu também vou devagar, mas na defensiva. Preciso desviar do carro, porque o motorista não e viu. Que droga, pedalar sem luzinha, porque ela é um ponto de orientação pra galera!!!
Subo Berg en Dal. Caraca, árvores dos dois lados, escuro, difícil de ver as marcas da ciclovia, epecialmente depois que um carro passou com farol alto. Nunca subi aquele morro tão rápido. E tão ofegante e tão morrendo.
Bom, tava na hora de trocar as pilhas mesmo, (as da lanterna pisca-pisca vermelho ainda eram brasileiras!!!) só não imaginava que fosse justo numa noite em que resolvo pedalar tão longe. Claro que ja recarreguei as pilhas da lanterna da frente e que amanhã vou acordar pensando em pilhas pequenas pra luz traseira.

Nenhum comentário: