domingo, fevereiro 11, 2007

Chá frio

Boti tava na cozinha, limpando tudo, como um dona-de-casa caprichosa e reclamando como uma mãe de família que ficou pra dona-de-casa:

Passo horas limpando o fogão, e além de ninguém notar, ainda sujam e emporcalham tudo em dois dias e a próxima pessoa a fazer faxina aqui na cozinha provavelmente não vai ser o próximo da lista, mas eu, daqui a 6 semanas, quando voltar a minha vez de limpar a cozinha. Cê me dá licença, que eu preciso passar o pano aí? Senta aqui e - desculpa atrapalhar a tua janta - assim eu alcanço aí, isso, muito obrigado.

Kaleem entra na cozinha, trazendo xícaras sujas de chá paquistanês: chá preto cozinhado com leite. Ferver leite dá aquela espuminha. No chá preto, então, a espuma parece de um cappuccino. Apresenta os convidados, mostra a cozinha pra eles, e a lista de obrigações da casa, pregada no mural. Mostra que esta semana a tarefa do Boti era limpar a cozinha e a de Kaleem é limpar a escadaria. Dá risada, dizendo que até a reforma acabar, ninguém terá que limpar as escadas com o carpete arrancado.

Eu lavo a minha louça da janta, Kaleem leva os convidados à porta, Boti vai ao banheiro. Kaleem volta para a cozinha e lava as xícaras de chá, Boti volta para a cozinha, para terminar a xícara de chá que ele tinha deixado ali, pra quando tivesse acabado o trabalho.

Cadê a minha xícara de chá que tava aqui?
Joguei o chá fora e lavei a xícara.
Mas Kaleem, por que você jogou fora o meu chá?
Tava frio.
E daí?
E daí que chá se bebe quente, não frio.
Valeu.

Nenhum comentário: