sábado, fevereiro 03, 2007

Cooking club

Sexta-feira na universidade. Seria de esperar que eu fosse a única na B.00.74 de tarde, mas Jonas e Jeroen tavam lá, suspirando e descarregando frustrações na frente de seus computadores. Fazia duas semanas que eu não ia pra Universidade, pra trabalhar com os holandeses bebedores de chá. Por onde você andou? A gente vai na casa de uns amigos hoje de noite, pra cozinhar. Quer vir com a gente? Sim, a gente costuma fazer isso nas sextas-feiras e olha só, você pode ajudar a escolher o que vai ser o prato de hoje. Veja, peguei receitas de três coisas: cuscuz, lentilhas e essa coisa aqui, que eu não sei explicar o que é. Não, cuscuz não é feito com a farinha de milho. Farinha de milho é polenta. Cuscuz é cozinhado com farinha de trigo e depois assado. Beleza, então fazemos assim: pouco antes das 19:00 a gente sai daqui, vai no supermercado e depois vai na casa da Ineka.

Claro que não teve nenhuma das três receitas inicialmente propostas. No supermercado tinha receitas em formato de cartão postal, e decidimos cozinhar arroz e tofu e vegetais com curry e côco no wok. Éramos todos lingüistas ou neuro-interessados. 3 holandeses, dois polacos, um canadense e uma brasileira falando inglês com alguns fragmentos de holandês. You know, there is a human brain conference next year, do you wanna join? No, thanks, I am vegetarian. Quando eu achei que já era tarde, quis me despedir. Louça primeiro. Ah, sim, faz parte.

Caminhei por ruas desconhecidas à luz da lua e das estrelas. Céu claro, límpido e ar que desce líquido e gelado. O frio não causava desconforto, mas as pernas e pés ainda precisavam se aquecer, entrar no ritmo. Ciclistas eventuais, um ou outro carro parado, esperando o farol abrir só pra ele, porque não há outros carros nas ruas de Nijmegen à 1 e meia da manhã. Uma pessoa passa numa cadeira de rodas motorizada pela ciclovia, um homem na esquina espera o cachorro cheirar tudo o que há para explorar. Chego na Sint Annastraat. Eu conheço essa rua, mas nunca havia reparado no moinho aqui na esquina. A iluminação noturna transforma a paisagem, ressaltando coisas que a luz do dia esconde. Em casa todos dormem. Eu devia fazer o mesmo, depois de um dia tão cheio de pensamentos.

Nenhum comentário: