quinta-feira, junho 07, 2007

Demolição de um instituto

Huygensgebouw é o nome deste complexo de prédios que fica na Radboud Universiteit. Aqui ficam as faculdades que pouco têm em comum com a minha realidade, como Matemática, Física, Astrofísica, Computação e Inteligência Artifical. Boti trabalha neste prédio e diz que entra lá de manhã e sai de tarde, no fim do expediente. Ele não precisa nem sair pra almoçar, porque tem tudo no green building. Dá pra notar que o prédio é novo. Ele foi construído pra que o outro, ao lado, pudesse ser demolido.
Ele está em demolição faz mais de um mês. Eu não imaginava que demora tanto tempo pra derrubar um prédio universitário. Acho que hoje é o último dia em que se vê os últimos restos verticais do que um dia foi o Instituto de Física.
Uma mangueira constantemente jorra água sobre o prédio condenado e os entulhos. Água dura em pedra velha tanto fura até que cai.
Agora eu penso nos físicos, coitados. Antes de desocuparem o seu prédio porque alguém decidiu que ele está ultrapassado e não tem como modernizar a construção, eles acompanharam a construção do Huygensgebouw ao lado. Barulho de construção é um saco quando se tem que trabalhar, especialmente quando se precisa fazer mental work! Aí eles foram todos removidos para o novo e moderno prédio verde. Passaram alguns meses maravilhados com a temperatura do prédio, com as instalações, com os novos colegas. Aí, quando se entrosaram com o ambiente, tiveram que ouvir a demolição do prédio vizinho. Os sons são outros, mas o volume deve ser parecido. E o cheiro de areia e cimento é igual em qualquer lugar.

Um comentário:

Una guapa in mexico disse...

Houiouille!!! I worked in this building, snif!

Steph