quarta-feira, junho 13, 2007

Animus e anima

Quando Carlos e eu estavamos pedalando pelos arredores de Águas de São Pedro, conversamos sobre características que cabem na gaveta chamada de feminino e na outra, identificável pelo rótulo masculino, como por exemplo a capacidade de fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Conversar no telefone, tricotar e ver a novela são tarefas distintas, e se realizadas ao mesmo, são parte do que é chamado de característica feminina. Outra coisa que diferencia animus (masculino) de anima (feminino) é a forma como se lida com problemas. Quem tem a anima mais pronunciada, apenas relata um problema. Já que tem o animus mais forte, tenta resolver o problema. Carlos me contou uma anedota que exemplifica essa situação, e eu guardei essas informações todas numa das gavetas da memória.

Semana passada, escalando com Tanguy, vivenciamos um exemplo do tipo: como anima e animus lidam com problemas.
Eu fiz uma via, Tanguy me deu segurança. Quando pus os pés no chão, apontei pra via e disse que tinha uma agrarra solta.
Onde?
Ali, aquela em forma de borboleta.
Tá. (Me deu as costas e começou a ir em direção à porta.)
Ué, onde você tá indo?
Buscar uma ferramenta pra prender a agarra.
Puxa, cê vai resolver o problema?
Claro!

Nenhum comentário: