terça-feira, novembro 07, 2006

Sint Maartenskliniek

Hoje de manhã fui na clínica de reabilitação, pra conversar com a Marina, uma orientanda do meu orientador holandês e participar de uma sessão de um grupo de afásicos.

Conversando com a Marina, percebi uma atitude diferente da do Peter, o primeiro orientando do gigante holandês que eu conheci. Peter tinha um tom professoral, perguntas diretas e um tom que passava a mensagem: você ainda não chegou lá. Marina demonstrou curiosidade e interesse, pensou em possíveis respostas e me passou a mensagem: legal que você já chegou aí.

Talvez seja só impressão. Os dois foram super simpáticos e acolhedores, sem dúvida. Só que eu me senti menos pequena Lou com a Marina.

Jonas, na sala B.00.74, onde ficam os estudantes que passam o da na frente do computador, sugeriu que eu não aprendesse holandês com os afásicos. Mas é o melhor ambiente, porque com eles se fala devagar, apontando pras coisas, sorrindo sempre e as palavras são pronunciadas claramente, mais de uma vez.

Maravilha!

Nenhum comentário: