sábado, novembro 04, 2006

Fala telegráfica

O que me preocupa no momento é como caracterizar a "fala telegráfica". Não há mais o costume de se escrever telegramas, eu sei, mas o estilo telegráfico existe independentemente disso. O trabalhoso é identificar este estilo nas manifestações ligüísticas cotidianas. O meu material é amplificado absurdamente do simples telegrama pra tudo que é produzido na língua. Tudo que pareça natural, apesar de telegráfico.

Se não tivessem inventado esses meios de comunicação high tech que a gente tem hoje, eu tava na agência de Correios e Telégrafos, contando verbos, preposições, determinantes, marcas de flexão e concordância escritos em papéis pequenos.

Não sei se eu prefiro a vagueza que tenho diante de mim ou o trabalho estrito e braçal.

2 comentários:

Carlos Teixeira disse...

observei recauchutagem site pt favor explicar pt saudações

iglou disse...

Carlos!

Hehe, mudei a cara do blog de novo, enquanto pensava no que escrever.
Legal que você entrou no clima, escrevendo em estilo telegráfico. Obigada por usar um infinitivo também, em "favor explicar", porque eu já tava achando que só o Tarzan os usa. Percebe que eu não tenho muita familiaridade com o estilo telegráfico, apesar de ser uma pessoa meio monossilábica...