terça-feira, novembro 21, 2006

O preço de uma viagem a Aix-en-Provence

Ryanair é uma empresa aérea tipo BRA. Bem baratinha.
Eu queria ir visitar a Jussara, que está em Aix-en-Provence e pagar pouco. Ryanair oferecia vôos de Eindhoven a Marseille. De lá faltariam só uns 70km até a Jussara. Maravilha.

O preço da passagem de ida era de 0.01 euro, a volta a mesma coisa.
Não acreditei.
Continuei a reserva, toda cética.
As taxas começaram a aparecer.
9.99 de taxa de embraque aqui e o mesmo lá, dando um total de 20 euros.
Sigo adiante e me oferecem um seguro. Achei prudente ter um seguro contra uma companhia que te cobra tão pouco pela viagem.
Ofereceram a possibilidade de embarcar primeiro, no grupo dos Priority. Tá bom, vai.
O total tava em 40 euros.
Fui pagar com cartão de crédito e estranhei que eu tava pagando 45.
5 euros de taxa do cartão de crédito.

Muito bem, isso ainda é barato pruma viagem internacional, mas de 0.02 euros passamos a 45 euros em poucos cliques...

A partida é de Eindhoven, e era preciso chegar lá antes das 16:40 do sábado. Peguei um trem em Nijmegen pra Venlo (!) e desci em Blerick, pra entrar noutro trem pra Eindhoven. Não havia conexão direta, porque era sábado. A passagem de ida e volta custou 12.30.

Em Eindhoven eu cheguei na estação central de trem, e ainda era preciso pegar um ônibus pro aeroporto. O busão custava 3.20 e ninguém veio controlar esse ticket. Poderia não ter pagado pelo bilhete!

Chegando em Marseille, era preciso ligar pra Jussara e avisar que o avião tinha tido uma hora de atraso e que eu estava a caminho. O meu cartão telefônico holandês não funciona fora dos Países Baixos. Tive que comprar um de 120 unidades, a preços de aeroporto (14.75). Outro gasto periférico foi uma garrafa de água por 1.95 euros.

O ônibus do aeroporto de Marseille a Aix-en-Provence custa 7.80.
Pronto, fecha a conta e passa a régua.
Deu 79.3 (sem o cartão telefônico francês e sem a água) pra ir e voltar.

Lá tinha um mar azulzinho e um sol ofuscante e três brasileiras sorridentes.
Valeu cada centavo!

Nenhum comentário: