quinta-feira, julho 26, 2007

Anatomia


Senhoras e senhores, orgulhosamente lhes apresento o pé.
Nestas ilustrações, retiradas de um livro de anatomia para artistas (Anatomie für Künstler), todas as ocorrências do Talus estão marcadas com o número 1. Ele é o primeiro osso do pé, porque faz a ligação entre perna e pé. Na imagem abaixo, o pé é visto de cima.

Na imagem seguinte, o pé é visto de baixo.
Nas próximas imagens, retiradas de um dicionário de imagens (Bilderlexikon), o Talus está identificado como Sprungbein. Na imagem abaixo, trata-se do segundo osso, contando de baixo para cima.Esta última imagem foi adicionada pra mostrar qual não é o meu alívio por terem feito os cortes no meu pé (pra operar) na parte traseira do pé. Olha o tanto de coisa importante que eles teriam que cortar, se atacassem o pé de cima. Já sinto os dedos dos pés, mas a sola e a parte que envolve os dois ossos sobressalentes - como chamam? Knöchel, em alemão - ainda está meio sem sentido. A sensação é como se não fosse a minha pele, mas uma camada de couro.
Sinto muito, mas a minha vida de agora gira em torno desse meu pé quebrado...


Nenhum comentário: