terça-feira, setembro 11, 2007

Odeio o meu seguro

Seguro de saúde é uma coisa que eu só tive quando ainda morava na casa dos meus pais e quando venho pra cá, prasoropa. Dessa vez foi muito bom ter um seguro, porque se não tivesse, a minha queda da árvore teria saído muito mais caro que está saindo. Eu não teria a grana pra pagar 13 dias de hospital (nem sei quanto isso custou), a ambulância (quase 800 euros), a consulta médica mais medicamentos mais muletas (260 euros). Agora, o que o meu seguro não pagou foi a reabilitação, e isso pesa.

A minha carteirinha de seguro é um objeto não identificado em qualquer lugar que a apresento. Ninguém sabe que seguradora é essa, e a companhia de seguros sugeriu que eu pagasse todas as contas e depois pedisse reembolso. Maravilha, mas eles não reembolsam qualquer coisa, tem as cláusulas da apólice... Numa das cláusulas consta que eles reembolsam reabilitação imediatamente após hospitalização. Hm. Um sujeito que quebra a perna, por exemplo, sai do hospital de gesso, o que torna qualquer fisioterapia impossível. Hm, mas o meu gesso era daqueles removíveis, e depois do hospital, recebi 12 sessões de drenagem linfática.

Allianz Worldwide Care tem a sua sede em Dublin, Irlanda, e se comunica com seus assegurados em várias línguas: espanhol, inglês, francês e alemão. Os primeiros contatos com a seguradora foram em espanhol por parte deles e português de minha parte, porque eu não sei escrever (nem falar) espanhol, mas entendo o que me é comunicado. Mandei a fatura da drenagem linfática e disseram que não pagam por drenage linfatico. Expliquei que, fora da Alemanha a drenagem linfática é conhecida como método estético e não terapêutico, mas que na Alemanha, onde esta técnica de reabilitação surgiu, ela é muito comum, e faz parte do processo de reabilitação. A moça me respondeu que não entende português. Mas até então eu estava entendendo o espanhol dela e ela o meu português. Tudo bem, eles não querem pagar, e estão criando empecilhos.

Traduzi tudo pro alemão, convenci uma outra atendente de que drenagem linfática é, sim, uma terapia voltada para a reabilitação, e ela respondeu que as sessões não haviam iniciado imediatamente após a hospitalização. Puta merda, saí do hospital na sexta-feira (13), como eles querem que eu faça terapia no fim-de-semana? Fora isso eu precisava ir no médico que me receitasse a drenagem linfática, porque o médico do hospital não receitou nada. Muito bem, as sessões de drenagem linfática começaram um dia útil após a hospitalização. Foi o mais rápido que eu consegui. Lo siento. Tem que ser imediatamente após a hospitalização. Suponho que eles esperassem que eu saísse do hospital e fosse diretamente pra fisioterapia, sem antes passar em casa ou fazer uma pausa prum café.

Isso significa que eu terei que pagar 400 euros pela drenagem linfática (200 pelo serviço + 200 pelo fato de ser a domicílio) e 500 euros pela fisioterapia na Holanda. Maravilha.
900 euros é o que eu recebia de bolsa por mês.

2 comentários:

Unknown disse...

Oi
Li seu relato sobre o seguro de saúde. Pago pelo mesmo, mas nunca precisei utilizar, até esta semana.
No entanto estou confusa com as regras. Poderias me dizer como procedeste para utilizar o seguro no hospital? Primeiro pagaste e depois solicitaste reembolso? Fui a um médico e ele não conhecia o seguro e disse que não sabia como eu deveria proceder para solicitar o reembolso da consulta. Agradeço muito, se puderes me responder qualquer coisa pois vou ter muitas despesas com exames e consultas em breve.

iglou disse...

Oi, Cristiane!

Entrei em contato com o seguro. Eles operam em 4 línguas diferentes, e imagino que espanhol possa ser a moeda de troca de vocês. Fiz com que o seguro entrasse diretamente em contato com o o hospital, e assim nem vi a conta do hospital.
Não paguei o hospital, porque 2 semanas de internação mais cirurgia e exames custam o olho da cara. Mas as consultas, medicamentos, muletas etc. eu paguei e depois pedi reembolso.

Boa sorte,
Lou.